Anatel vai ampliar oferta de banda larga em regiões remotas

Para viabilizar a evolução tecnológica e otimizar o uso do espectro de radiofreqüências para implantar sistemas ponto-a-ponto de alta capacidade de transmissão de dados (140 Mbit/s e 155 Mbit/s), a Anatel colocou sob consulta pública proposta de alteração do regulamento sobre canalização e condições de uso da faixa de radiofrequências de 6.4 a 7.1 MHz. O extrato da consulta foi publicado no Diário Oficial de hoje.

Segundo o gerente operacional de planejamento do espectro da Anatel, Marco Antônio Tavares, a proposta levou em consideração a demanda crescente por esses sistemas, para implementação de enlaces de entroncamento das redes de dados de serviços de telecomunicações em diversas regiões. A regulamentação da Anatel vai ampliar as possibilidades de uso do espectro de radiofreqüências, para  rotas de entroncamento com distâncias superiores a 30 km, para interligação de localidades e pequenos municípios no interior do Brasil.  

A consulta também vai propiciar a expansão de programas para o provimento de banda larga do Governo, com vistas à inclusão digital, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país. Essa consulta receberá contribuições até o dia 26 deste mês.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *