Jornal demite repórter por matéria desfavorável à Rede Globo

Em mais um caso polêmico envolvendo o jornal Meio & Mensagem e grandes meios de comunicação, o jornalista Alisson Ávila, repórter especializado em mídia que trabalhava a sete anos no periódico, acabou demitido por não aceitar promover alterações em uma reportagem desfavorável a Rede Globo. O texto revelava informações esmiuçadas em números oficiais e de circulação restrita do Ibope sobre a queda de audiência da Globo em 2007 e o correspondente crescimento de suas concorrentes, em especial a Record.

Em princípio, Ávila havia sido destacado pelo M&M para apurar uma suposta queda de participação das TVs abertas no mercado. Em meio à investigação, no entanto, o repórter descobriu que a tese não procedia e que a Globo era quem estava perdendo a audiência na disputa da TV aberta. O periódico decidiu então não publicar a matéria e o constrangeu a amenizar o desgaste da emissora dos Marinho. Ávila se recusou a transformar a reportagem e foi, em seguida, “convidado a se retirar da redação”.

O M&M já havia protagonizado caso semelhante quando da demissão do seu então editor-adjunto Costábile Nicoleta, em maio deste ano, após a publicação de um texto sobre a morte do publisher da Folha de S. Paulo Octávio Frias de Oliveira e suas relações com o regime militar. A demissão causou uma série de protestos e motivou notas de repúdio de sindicatos e da Federação Nacional dos Jornalistas, que considerou o ato uma agressão ao princípio elementar da liberdade de expressão.

Tanto a Rede Globo quanto o Meio & Mensagem negaram ingerência no trabalho de Ávila. De qualquer forma, sua reportagem recebeu abrigo na revista Carta Capital desta semana, na capa do semanário.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *