Agressão de advogado a repórter chega à Comissão de Direitos Humanos

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) protocolou, na última semana, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, uma cópia do vídeo que mostra a agressão do advogado Eudes Martinho Rodrigues ao repórter cinematográfico Humberto Vendramel, da emissora RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. 

O advogado teria agredido o repórter no último dia 19 de outubro, durante operação de fechamento de um bingo clandestino, executada pela Polícia Militar no bairro Parolin, em Curitiba. Cinegrafistas de outras emissoras registraram as imagens.

"Uma pessoa como essa não tem a menor condição de continuar a exercer a advocacia", afirma Dr. Rosinha. "Seu comportamento revela um desequilíbrio mental, psicológico. Como médico, recomendo um tratamento."

A agressão causou um ferimento entre os supercílios de Humberto, além de deixar um hematoma abaixo do olho esquerdo. Nota emitida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná diz que a entidade "considera condenável qualquer agressão, por uma questão de princípios e respeito à integridade física das pessoas e à dignidade humana. Mais ainda em se tratando de um repórter no exercício de sua profissão".

O presidente da seccional paranaense da OAB, Alberto de Paula Machado, determinou a instauração de um processo disciplinar contra o advogado Rodrigues. Conforme o Estatuto da Advocacia e o Código de Ética e Disciplina da OAB, as sanções disciplinares vão da censura à exclusão, além da suspensão e multa – no caso de exclusão, o regulamento da profissão permite ao advogado punido requerer, um ano após o cumprimento da pena, sua "reabilitação", no caso de haver "provas efetivas de bom comportamento".
 
Em ofício lido durante a última sessão da Comissão de Direitos Humanos, Dr. Rosinha sugere que os seus integrantes façam a exibição pública do vídeo e aprovem uma moção de repúdio ao ato praticado. Além disso, o deputado solicita que a comissão acompanhe a apuração e punição do autor da agressão pelas autoridades policiais, judiciárias e pelas instâncias estadual e nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
 
As providências sobre o caso e a análise das solicitações de Dr. Rosinha devem ser tomadas na próxima sessão da comissão, marcada para quarta-feira (07).

Clique aqui para assistir ao vídeo da agressão, gravado por Geber Vieira, do SBT.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *