Coca-Cola e Avon são notificadas por promoção abusiva

O comercial da promoção Colecione Elogios apresenta um diálogo entre duas meninas elogiando a beleza da mãe. Uma delas, deitada na cama, está com um copo de Coca-Cola nas mãos; a outra, em frente ao espelho, maquia-se com um batom da marca Avon. A campanha comete, inicialmente, três abusos: o de associar o consumo de alimento ou bebida à aquisição de brindes; o de enaltecer qualidades supérfluas, tal como a beleza física; e o de incentivar a erotização precoce ao exibir uma criança usando cosméticos. Do fim de agosto ao início de dezembro, consumidores que juntarem seis tampas dos refrigerantes Coca-Cola e pagarem o valor de R$ 7,50 ganham um kit com produtos da Avon e um copo exclusivo.

O Projeto Criança e Consumo encaminhou notificação às duas empresas em que pede a suspensão da campanha por entender que os anunciantes, entre outras coisas, dirigem-se ao público infantil ao colocar duas atrizes mirins para protagonizar o filme publicitário. Segundo dados da Marplan 2005, 99% das crianças de oito a 12 anos consomem refrigerantes. Pensando nisso, não é surpreendente que um dos públicos da Coca-Cola seja esse. No entanto, o consumo de refrigerantes não é recomendável, principalmente por crianças, por causa do alto teor de açúcar.

A estratégia de marketing das empresas também pode ser considerada ilegal porque caracteriza venda casada, já que os consumidores só podem adquirir o kit por meio da promoção. Essa prática é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor

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