WiMAX ganha na UIT e vira padrão móvel 3G

O primeiro dia da Assembléia de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT), reunião que se realiza em Genebra e irá durar cerca de 30 dias, foi motivo de comemoração para os fabricantes da tecnologia WiMAX (banda larga sem fio). Na reunião, foi aprovada, pela maioria dos países, a Recomendação ITU-RM.1457, que reconhece o WiMAX como um dos padrões móveis da família da terceira geração, ou seja, do IMT 2000.

Assim, agora, formalmente, são admitidos como integrantes da família IMT 2000 as interfaces aéreas WCDMA/HSDPA; CDMA 2000/EVDO e, agora, o OFDMA TDD WMAN (o WiMAX). Mas, a decisão não foi unânime.

A China formalizou sua posição contrária à incluão do WiMAX entre aqueles que poderiam ser considerados de terceira geração argumentando que alguns parâmetros técnicos não foram devidamente comprovados. Com o posicionamento da China, a Alemanha exigiu que aUIT estude as questões técnicas ainda pendentes para permitir a coexistência do WiMAX com as demais tecnologias da família do IMT-2000.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *