Ministério das Comunicações ainda não tem nomes para vaga de Leite

Faltando menos de um mês para o término do mandato do conselheiro José Leite Pereira Filho – o último pertencente ao primeiro grupo de comando da Anatel -, o Ministério das Comunicações segue sem nomes para substituí-lo. A idéia de reconduzi-lo ao cargo parece ter sido descartada pelo governo por conta de uma decisão do próprio Leite. "Tecnicamente poderia, mas perguntei se ele tinha interesse e ele mesmo me disse que não tem", afirmou o ministro Hélio Costa nesta terça-feira, 9.

O ministro não explicou qual o respaldo legal para a possibilidade de recondução, já que a Lei Geral de Telecomunicações (LGT) e o decreto 2.338/97, que estabelece o regimento da agência, não permite o acúmulo de mandatos. Pela LGT, em seu artigo 24, "o mandato dos membros do Conselho Diretor será de cinco anos, vedada a recondução". O texto é repetido integralmente no artigo 22 do decreto. "Não vou entrar em detalhes sobre esse assunto porque ele não está sendo discutido", disse o ministro.

Costa afirmou que a escolha do sucessor de Leite deve fazer parte da pauta do ministério nas próximas semanas. "Não temos sugestão de nomes ainda", afirmou o ministro. "Nas próximas semanas deverá ser colocado na pauta porque o mandato do conselheiro termina em novembro", concluiu.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *