Organizações de ensino discutem os fundamentos da educomunicação

Um grupo de 27 representantes de institutos de ensino superior e de universidades da Índia, Equador, Argentina, Itália, Guatemala, El Salvador e Brasil, vinculados à Congregação Salesiana, encontrou-se no campus da UNISAL localizado na Lapa, em São Paulo, entre 20 e 23 de setembro de 2007, para uma troca de informações e tomadas de decisões em torno de políticas de abordagem para a introdução do conceito e da prática da educomunicação em seus respectivos países, a partir da perspectiva defendida pelo Núcleo de Comunicação e Educação da USP.

O evento presidido por Tarcício Scaramussa, de Roma, responsável geral pelo setor de comunicação da ordem, contou com a assessoria de Emiro Cepeda, da Faculdade de Comunicação Social da UPS – Universidade Pontíficia Salesiana, também de Roma, e de Julian Fox, australiano, especialista no tema da comunicação virtual desenvolvida através da “Open Source – Educommunication”.

Os congressistas, além de discutir educomunicação e comunicação virtual, realizaram diagnósticos sobre suas respectivas instituições acadêmicas, definindo uma pauta comum de ação para os próximos anos.

Em sua intervenção, Robert Pen, diretor do Instituto Tej Pasarini, da Índia, expressou seu contentamento por encontrar-se no Brasil, pátria de Paulo Freire, considerado uma referência para os educadores de seu país, adiantando: “Aqui viemos para apresentar o que estamos fazendo na Índia no campo da media education e buscar referenciais teóricos para dar sustentação a uma prática que acreditamos estar próxima do conceito defendido pelo Prof. Ismar de Oliveira Soares”.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *