Curso capacita professores para uso do rádio em sala de aula

Os professores participantes do projeto Correio Escola, da Rede Anhangüera de Comunicação (RAC), têm a partir de agora uma nova oportunidade para se envolver com a mídia e levá-la para a sala de aula. A partir desta semana, uma parceria com a Faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) possibilita que os professores participem de um curso de radiojornalismo, ministrado até o final do ano.

As aulas vão ocorrer nos estúdios de rádio da Faculdade de Jornalismo e serão ministradas pelo jornalista e professor Luiz Roberto Saviani Rey, que também leciona a disciplina na graduação. As aulas vão abordar a história da radiodifusão no Brasil, as características da linguagem e dos programas radiofônicos, além das técnicas de produção e edição. O objetivo do curso, segundo Saviani, é capacitar os docentes para que instituam o rádio como ferramenta educativa.

“Queremos que os professores dominem as técnicas de produção do rádio e possam utilizá-las para envolver os alunos e utilizá-las para divulgar informações na escola”, explicou Saviani, que há mais de 20 anos é professor na PUC-Campinas. “O curso de rádio é um sonho antigo da professora Cecília (Pavani). Eu resolvi abraçá-lo porque acredito na grande potencialidade do rádio como ferramenta educativa”, completou o professor, que ministra as aulas voluntariamente.

Capacitação

As aulas de rádio não são obrigatórias aos professores participantes do Correio Escola, que a cada 15 dias promove encontros com os docentes no auditório da RAC. As atividades na PUC-Campinas ocorrerão nas segundas-feiras em que não há atividades do projeto. “Esse curso é a grande novidade do ano para os professores”, explica a coordenadora e idealizadora do Correio Escola, Cecília Pavani.

A professora Iolanda Soldatti, da E.E. Professor Newton Pimenta Neves, é uma das participantes do Correio Escola que participarão do curso de rádio. Ela pretende ativar uma emissora que havia na escola. “Decidi fazer o curso para ter mais elementos para aplicar na produção de programas”, contou ela, durante a primeira aula, realizada na última segunda-feira.

O curso de rádio é mais um contato que os professores terão com a produção de mídias. Durante o ano, os docentes também participam da elaboração de jornais sobre assuntos relacionados à educação e à atualidade. Neste ano, já foram produzidos dois números: um sobre meio ambiente e outro sobre tecnologia na escola.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *