Belluzzo, do PPS, diz que aceita indicação para presidir conselho da TV pública

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, em conversa ontem com presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aceitou sua indicação para a presidência do conselho curador da rede pública de TV que o governo lançará em dezembro. Segundo o jornal, Beluzzo deve convidar personalidades da área da cultura como o documentarista Eduardo Coutinho, o cantor de rap MV Bill e a escritora Nélida Piñon para integrar a equipe.

As boas relações de Belluzzo com setores do PSDB e com os defensores do pensamento econômico chamado de "desenvolvimentista" contaram a favor do convite de Lula. Ainda de acordo com o Jornal, Lula acha positiva a amizade de Belluzzo com o governador de São Paulo, o tucano José Serra. Na visão de presidente, essa relação ajudaria a tirar da TV o carimbo de "rede do PT", crítica freqüente da oposição e da setores da mídia ao projeto. Belluzzo presidirá o conselho curador que dará diretrizes da TV a uma diretoria-executiva. Belluzzo é consultor editorial da revista "Carta Capital", que tem uma linha editorial vista com simpatia por Lula e seus ministros. Ele também é colunista do jornal "Valor Econômico" e da Folha, onde escreve a cada quatro semanas.

Filiado ao PPS, partido que hoje faz oposição a Lula, Belluzzo sempre foi um crítico da política econômica do ex-ministro Antonio Palocci. Era ouvido por Lula no primeiro mandato, mas aumentou sua influência com a entrada de Guido Mantega no Ministério da Fazenda, em 2006.

Belluzzo apoiou Serra na disputa pela candidatura presidencial do PSDB contra o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Chegou a assinar um manifesto a favor do projeto presidencial de Serra. Como Alckmin saiu vencedor na disputa tucana, Belluzzo deu apoio a Lula na eleição presidencial e a Serra na disputa pelo governo paulista.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *