Sindicato e Associação de jornalistas chegam a acordo histórico na Suécia

O Sindicato de Jornalistas Suecos (SJF) e a Associação Sueca de Editores de Jornais (TU) chegaram, na última quinta-feira (30), a acordo sobre questões relacionadas a direitos autorais e contratação coletiva.

O entendimento levou à suspensão da greve que mais de cinco mil jornalistas suecos preparavam, em defesa dos seus direitos. O novo acordo prevê a manutenção dos direitos autorais de todos os jornalistas que trabalhem em grupos de mídia e estabelece, pela primeira vez, um contrato coletivo para os meios Online e de radiodifusão, além de prometer um aumento médio de dez por cento nas tabelas de pagamentos das redações e acabar com os salários baixos nos órgãos regionais, estabelecendo um salário mínimo mensal de 25 mil coroas suecas (2.625 euros) para os jornalistas veteranos.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) saudou a assinatura desse 'acordo histórico' que 'acaba como escândalo dos salários baixos e protege os direitos de autoria de todos os jornalistas', frisando que o acordo só foi possível devido à 'unidade e solidariedade demonstrada' pela classe e esperando que o exemplo sirva de inspiração a profissionais de outros pontos da Europa.

Active Image Portal Imprensa.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *