Radiodifusores e Hollywood voltam a pedir proteção anti-cópias

As emissoras de TV pretendem reapresentar ao Governo Federal o pedido para que a tecnologia de controle de cópias seja prevista nas normas do padrão brasileiro de TV digital. A posição foi fechada na última segunda, 20, e será levada ainda à Eletros (entidades dos fabricantes) para ratificação.

Após uma negativa inicial do Executivo, foi elaborada uma nova argumentação, que os broadcasters pretendem levar ao ministro Hélio Costa (Comunicações), para que seja encaminhada ao presidente Lula, contou nesta quarta, 22, o diretor de tecnologia da Record, José Marcelo Amaral, durante painel na Broadcast & Cable.

Um dos argumentos é que caso o mecanismo não seja incluído, pode-se  criar um legado de equipamentos que no futuro, caso opte-se por algum tipo de proteção, não poderão transmitir os conteúdos protegidos. Os brodcasters dizem que não pedem a inclusão imediata do contole de cópias, mas sim a possibilidade técnica de que o sistema venha a ser usado em algum momento futuro. Segundo radiodifusores, a simples possibilidade de inclusão da proteção anti-cópia seria suficiente para atender a maior parte dos contratos de programação atualmente.

Motion Picture Association

Para Steve Solot, representante da MPA (associação dos grandes estúdios de Hollywood) na América Latina, a mesma tecnologia que viabiliza a distribuição de conteúdo na era digital permite a reprodução via Internet e é preciso achar soluções para impedir a redistribuição não autorizada. Segundo ele, a criação de medidas de reprodução legal gera aumento na oferta de filmes e incentiva novas criações. Nos EUA há sites que oferecem download legal de filmes, como www.movielink.com, www.cinemanow.com e www.lovefilm.com.

O executivo fez questão de frisar a importância do uso de dispositivos técnicos para controlar o acesso e impedir a reprodução ilegal. "A radiodifusão livre, aberta e gratuita tem que estar acompanhada de soluções que impeçam a reprodução não-autorizada na internet", afirmou.

Contraditoriamente, na TV digital dos EUA não há proteção anti-cópias.

Active Image Pay TV.

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