Interatividade pode mudar modelo de remuneração das TVs

A TV digital levanta algumas discussões sobre o modelo de negócios da televisão. Esta foi a conclusão de seminário sobre TV digital promovido pela Agência Click. Isto porque, além do formato tradicional de comerciais de 30 segundos, a TV permitirá o envio de aplicativos. "É preciso resolver se a interatividade de um comercial tem que acabar após os trinta segundos ou se pode continuar sendo executada 'por cima' dos outros comerciais", diz Guido Lemos, da Universidade Federal da Paraíba. Além disso, outro ponto levantado pelo pesquisador diz respeito ao envio dos aplicativos. Na TV digital, os aplicativos são enviados de forma contínua, em uma espécie de carrossel. Portanto, para que o aplicativo interativo seja acessado no momento em que o comercial seja exibido, ele deve ser enviado com a atração que está sendo exibida, antes da veiculação do comercial. "Os anunciantes terão que comprar não apenas os 30 segundos, mas também um pacote de dados, para que seu aplicativo interativo possa estar no carrossel", explica.

Penetração

Guido Lemos destaca que o Ginga, middleware que será usado na TV digital brasileira, ainda está sendo preparado para que possa ser embarcado nos set-top boxes. Além disso, "pela lógica comercial, o fabricante pode vender um set-top box este ano sem o middleware, e vender outro equipamento com o Ginga para o mesmo usuário no próximo ano". Contudo, Lemos diz que alguns fabricantes estão trabalhando para ter o middleware desde o primeiro momento.

Gunnar Bedicks, pesquisador da Universidade Mackenzie, destaca que existem "caixas de pelo menos oito fabricantes prontas para uso comercial".

O mercado publicitário já trabalha com a possibilidade de uma adoção gradual da TV digital pelo público. "Vamos levar a interatividade a um número muito pequeno de lares no começo", diz Pedro Cabral, CEO e presidente da Agência Click. Em relação ao impacto da interatividade, Cabral aposta que "as pessoas devem ficar desapontadas no início, já que a interatividade é muito mais limitada que a do computador".

Active Image Tela Viva News.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *