Pulso/minuto: só 2% dos usuários optaram pelo plano alternativo

Balanço preliminar produzido pela Anatel sobre a implantação do novo sistema de tarifação na telefonia fixa local demonstra que 30% dos usuários dos novos planos (Plano Básico e Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatório – Pasoo) já receberam pelo menos uma fatura emitida em minutos.

De acordo com a nota da agência, dos 35,3 milhões de terminais fixos das concessionárias em serviço no Brasil, 8,8 milhões (cerca de 25%) já contavam com outros planos alternativos tarifados em minutos. Dos 26,5 milhões (cerca de 75%) restantes, que pertencem ao Plano Básico, em torno de 800 mil (cerca de 3%) estão em 2.825 municípios em que o novo sistema ainda não foi implantado, por opção das prestadoras (Brasil Telecom e Oi). Por força da regulamentação, essas localidades não pagarão pelas ligações locais para telefones fixos até que as empresas implementem a tarifação por minuto.

A agência informou ainda que os 2.737 municípios (49%) onde já foi feita a conversão está presente 80% da população brasileira e 97% dos assinantes. Até o momento, aproximadamente 2% dos usuários optaram por migrar para o Pasoo; outros 2% solicitaram detalhamento da fatura, e menos de 1% dos assinantes solicitaram o comparativo individualizado entre o Plano Básico e o Pasoo. O relatório final estará pronto no último trimestre deste ano, após o faturamento de todas as chamadas tarifadas em minutos pelas prestadoras. 

As informações são da TeleSíntese.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *