Congresso extraordinário terá delegações de 20 estados

De 3 a 5 de agosto, delegações de 20 estados debaterão, em Vitória(ES), a atualizada do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Na abertura do Congresso Nacional Extraordinário haverá, a posse da nova direção da FENAJ e Comissão Nacional de Ética, eleitas pelo voto direto da categoria, em processo recentemente encerrado. Outro destaque do evento será a conferência de abertura, com o jornalista colombiano Javier Restrepo, que teve seu horário e local alterados.

O atual Código de Ética dos Jornalistas está em vigor desde 1987. O debate sobre sua atualização vem sendo debatido há três anos e foi intensificado a partir do início o ano passado. O código foi, inclusive, submetido a processo de consulta pública. Uma Comissão Nacional sistematizou as propostas apresentadas, que resultaram na tese guia do evento.

Além da posse das novas diretoria e Comissão de Ética definidas na eleição direta que a FENAJ promoveu de 16 a 18 de julho, no Congresso Nacional Extraordinário haverá, também, uma homenagem ao Vice-presidente da atual Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas, José Hipólito de Araújo, que faleceu no início de 2007.

O jornalista colombiano e especialista em ética, Javier Darío Restrepo, estará em Vitória no dia 04 de agosto (sábado). Mas a conferência "Ética e Jornalismo na América Latina", antes prevista para as 9h, foi transferida para as 14h, no auditório do Hotel Bristol. A mudança se deu porque Restrepo estará vindo de uma outra conferência, em Washington, e sua chegada ao Brasil será no início da manhã de sábado.

Professor de ética da Fundação para um Novo Jornalismo Iberoamericano (FNPI) e jornalista há 49 anos, Restrepo é fundador da Comissão de Ética do Círculo de Jornalistas de Bogotá e do Instituto de Estudos sobre Comunicação e Cultura (IECO), além de ter recebido o "Prêmio Latino-americano de Ética Jornalística", outorgado pelo Centro Latino-americano de Periodismo (CELAP).

No balanço da Comissão Organizadora, estão inscritos aproximadamente 150 participantes, entre delegados, observadores e convidados. Novas inscrições de observadores de outros estados dependem, agora, de consulta prévia ao Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo (fone 27 – 3222.2699).

Active Image

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *