Teles fixas e aparelhos telefônicos lideram ranking de reclamações

A telefonia fixa liderou o ranking de reclamações do Procon-SP no primeiro semestre, respondendo por 21,6% do total das queixas. Balanço divulgado nesta quinta-feira, 26, mostra que o segundo assunto que mais gerou queixas foram os aparelhos de telefone. A telefonia celular aparece em quinta posição na lista.

No primeiro semestre de 2007, o Procon-SP recebeu 15.994 reclamações, com crescimento de 28,32% em relação ao mesmo período do ano passado. Do total, 3.437 registros referiam-se a problemas com a telefonia fixa, enquanto os aparelhos de telefone geraram 1.758 reclamações, ou 10,9% do total. O órgão não distingue celulares de outros modelos de aparelhos. A telefonia celular ficou com 735 reclamações no consolidado dos primeiros seis meses do ano.

O levantamento é feito com base em todas as reclamações abertas no órgão, independente de sua condição (em andamento, atendida, não atendida ou encerrada), informa o Procon. Os dados são diferentes dos utilizados para o cadastro de reclamações fundamentadas, a chamada lista negra do Procon, divulgado sempre no dia 15 de março, em que são computados apenas os processos que foram concluídos no ano em questão e que se enquadram como fundamentadas (atendidas ou não atendidas) de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

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