Universitários lêem no máximo dois livros por ano

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), divulgou levantamento mostrando que menos da metade dos universitários brasileiros – 43,6% – estuda entre uma e duas horas por semana além do horário de aula. O documento também aponta para a falta de leitura entre os alunos: 34% lêem no máximo dois livros por ano, excetuando os escolares.

Os dados fazem parte do questionário socioeconômico aplicado aos estudantes que participaram do Exame Nacional de Desempenho (Enade) 2006. A justificativa para pouca dedicação à leitura e ao estudo está na falta de tempo dos alunos. Segundo o Enade, 68,2% dos universitários brasileiros estudam à noite e 73,2% trabalham durante o dia.

Os dados do Enade também revelam que a televisão está perdendo espaço para a Internet, como fonte de informação: no exame do ano passado, cerca de 47% preferiam a televisão, o que mostra uma redução de 22 pontos percentuais em relação aos dados de 2002, quando era aplicado o Provão, substituído pelo Enade. A média da Internet dos últimos três anos é de 33,2%, sendo que em 2002 era de 9,5%. Enade

O Ministério da Educação concluiu, em 2006, o ciclo de avaliações em todas as áreas de conhecimento. As primeiras áreas avaliadas foram saúde e agrárias, em 2004, seguidas por engenharia e licenciatura, em 2005 e ciências sociais aplicadas e jurídicas, no ano passado.

* Com informações da Agência Brasil.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *