Psicólogos protagonizaram debate sobre mídia

O Seminário Nacional de Mídia e Psicologia: Produção de Subjetividade e Coletividade reuniu especialistas em psicologia e em comunicação, que durante três dias (de 28 a 30 de junho) travaram calorosos debates sobre a relação da mídia com a produção de subjetividades e a necessidade de se promover a democratização da comunicação.

O encontro foi um “sucesso absoluto”, segundo a psicóloga Vera Canabrava, uma das organizadoras do seminário, membro da direção do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e também da Executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Ela ressalta que o público presente ao encontro se envolveu significativamente com os ideais do Fórum (um dos apoiadores do evento) de democratização da comunicação, e que têm muito a contribuir com essa luta.

Para Vera, o público qualificado e altamente questionador contribuiu significativamente para o desenvolvimento dos temas propostos, abordados por atores diferenciados, que garantiram ainda a multidisciplinaridade necessária ao debate. “Um dos pontos que não saiu da pauta durante todo o seminário, foi a convocação para a Conferência Nacional de Comunicação”, lembra a psicóloga. A Conferência é um dos itens propostos na Carta do Rio de Janeiro, produzida ao final do seminário.

Dentre os diversos painéis do evento, Vera Canabrava destaca, por exemplo, o que abordou o tema "mídia e poder". Segundo ela, os psicólogos fazem o reconhecimento da importância da mídia na produção das subjetividades, mas não atribuem à mídia todo o poder sobre esse campo. “A influência é grande, mas não é completa. Os cidadãos respondem a muitos outros fenômenos e refletem sobre o que vêem”, assegurou Vera, garantindo que o “poder é relativo”.

Debate qualificado

“Todo mundo que chegou ali não foi à toa. Eram estudantes, graduados, pós-graduados, gente que tem estudo e foi lá puxar do conferencista uma reflexão. Eles conseguiram promover desafios muito interessantes”, relatou Roseli Goffman, psicóloga, membro da comissão organizadora do evento. O assunto atrai, segundo a psicóloga, “porque a produção de conhecimento e a comunicação se darão, cada vez mais, em âmbito interdisciplinar. O evento tratou, além da produção de subjetividades no mundo da comunicação, da inclusão digital, internet. A gente quer participar, estimular, realizar trocas importantes para todos”, atesta Roseli.

O jornalista Celso Schröder, coordenador-geral do FNDC, palestrante da última mesa de debates, relatou que o seminário representa o preenchimento do “enorme espaço” pensado desde o início da luta pela democratização da comunicação no Brasil – nos idos anos 1980 – de que essa era uma luta para ser encampada pela sociedade brasileira. “A entrada dos psicólogos, através do CFP, CRPs e Abep, vem firmar essa idéia”, constata Schröder, lembrando que esses profissionais chegam à discussão com seus conceitos elaborados em discursos novos do ponto de vista do profissional da área da comunicação social, “enriquecendo a nossa luta”.

O coordenador-geral do Fórum destaca que, ao entrar na agenda dos psicólogos, “a discussão sobre a mídia nos remete a outro patamar, uma forma de ver a sociedade por outro ângulo”. Schröder observou que o seminário foi muito denso, rico e participativo, trouxe novas perspectivas e um importante olhar – preocupado – com a fragmentação da informação.

O evento foi promovido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em parceria com o Conselho Regional de Psicologia (CRP) do RJ, com o apoio do CRP de SP, da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do Instituto de Psicologia da UFRJ. O CFP prepara os anais do seminário e deverá imprimir uma publicação com o conteúdo das conferências. O farto material gerado pelo e para o seminário também está sendo organizado para posteriormente ser disponibilizado no site do Conselho: http://www.pol.org.br

A Rede Abraço de radiodifusão comunitária fez cobertura do evento. Ouça as entrevistas realizadas pala Rede em: http://redeabraco.org/rede/index.html

Active Image

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *