Dilma desautoriza Costa e diz que mantém decisão sobre cópias

Em nota à imprensa divulgada nesta quinta, 21, a Casa Civil afirma não ter havido nenhuma mudança na decisão tomada pelo Comitê de Desenvolvimento do SBTVD em relação ao bloqueio das gravações de conteúdo veiculado pela TV digital. O recado da ministra Dilma Rousseff teve como destinatário o ministro das Comunicações, Hélio Costa. Quarta-feira, ele disse aos jornalistas, em entrevista coletiva, que Dilma e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, chegaram à conclusão de que o bloqueio era o melhor caminho para evitar a pirataria de conteúdo na televisão aberta. De acordo com Costa, Dilma teria mostrado concordância com o bloqueio durante almoço realizado na terça-feira, 19, na casa do ministro das Comunicações, com os donos das principais emissoras de TV do país.

Segundo a nota à imprensa, os radiodifusores enviaram um recurso à Casa Civil para tentar mudar a decisão de não autorizar o bloqueio. O pedido das emissoras será analisado na próxima reunião do Comitê de Desenvolvimento, que acontece na semana que vem. "Assim sendo, não há, até a análise do recurso por parte do governo federal, nenhuma alteração da decisão tomada", conclui a nota.

O Ministério das Comunicações não considerou a nota da Casa Civil uma desautorização à afirmação de Hélio Costa. Segundo a assessoria de imprensa, a nota apenas reafirma o que foi dito pelo ministro: que a não autorização ao bloqueio continua mantida, mas que o comitê irá rediscutir o assunto.

Pressão internacional


Este noticiário ouviu de fonte ligada ao Fórum de TV Digital que os radiodifusores estão recebendo pressões dos distribuidores internacionais de conteúdo, que querem garantias de que seu conteúdo não será pirateado após a transmissão no Brasil. Vale destacar que, com as transmissões digitais, a cópia do conteúdo não apresentará perda de qualidade. Assim, um filme transmitido por emissora digital poderá ser copiado com qualidade de imagem igual à de um DVD. Se o conteúdo for transmitido em alta definição, a qualidade será ainda superior à dos DVDs atuais.

Todavia, é importante salientar, as transmissões internacionais de TV digital não contam com tal mecanismo de proteção. Nem mesmo as transmissões nos Estados Unidos, país produtor da maior parte do conteúdo internacional exibido no Brasil.

Active Image publicação autorizada.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *