Conservatória, no RJ, é a mais nova cidade digital

Famosa por sua tradição musical – fielmente cultivada por violeiros e seresteiros de longa data –, Conservatória, distrito de Valença, localizado na região fluminense do Médio Paraíba, foi incluído digitalmente hoje ao receber uma grande rede sem fio de transmissão de dados, voz e imagem em banda larga. A iniciativa possibilitará a interligação entre os órgãos da administração pública, escolas, hospitais, postos de saúde, rodoviária, hotéis, pousadas e espaços culturais do distrito, além de permitir a construção de laboratórios públicos de inclusão digital para a população.

O programa marca o lançamento da fase piloto do projeto Município Digital em Valença – já implantado com sucesso nas cidades de Piraí, Rio das Flores e Mangaratiba – e é fruto de uma parceria firmada entre o Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro),a Prefeitura Municipal de Valença, a Cisco, a Vertotech, a Metasys, a Associação de Prefeitos Municipais do Estado do Rio de Janeiro (Apremerj), as secretarias estaduais de Educação e de Desenvolvimento Econômico, a Casa de Cultura de Conservatória e a equipe de coordenadores do projeto PiraíDigital.

Ao todo, foram investidos cerca de 600 mil reais na empreitada. A expectativa é de que a inclusão digital de Conservatória contribua para a modernização da gestão pública local e para o desenvolvimento econômico e social do distrito, impulsionando a consolidação do primeiro Arranjo Produtivo Local (APL) de Entretenimento do Brasil, que deverá ser implementado na região em 2009. A idéia inicial é transmitir as tradicionais serestas de Conservatória por meio da internet, disseminando o patrimônio cultural e aumentando o fluxo turístico do distrito, que tem no turismo cultural sua principal atividade econômica. “No caso específico de Conservatória, existe a intenção de aproveitar os recursos tecnológicos para preservar o patrimônio cultural e a tradição das serestas e serenatas. Queremos agregar tecnologia para ajudar o desenvolvimento do APL de entretenimento, atraindo jovens para a seresta, principal atividade cultural do distrito. Investir na renovação dos seresteiros é importante para evitar que a tradição da cultura local seja extinta”, explica Tereza Porto, presidente do Proderj.

Apesar de ser uma replicação das experiências já implantadas em outros municípios fluminenses, o Conservatória Digital possui o diferencial de utilizar o padrão wireless Mesh, tecnologia que estabelece interconexões sem fio entre antenas, capaz de interligar pontos separados por barreiras geográficas, ampliando dessa forma a área de cobertura doserviço, com ótima relação custo-performance e instalação rápida e fácil.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *