Microsoft acusa comunidade de software livre de violar 235 patentes

Em entrevistaà revista Fortune, vice-presidente de propriedade intelectual e licenças da Microsoft, Horacio Gutierrez, disse que a comunidade de desenvolvedores de software livre, violou 235 patentes registradas pela companhia, que quer que distribuidores e usuários desses programas comecem a pagar royaltiespor essas patentes. Segundo ele, o kernel do Linux viola 42 patentes e a interface gráfica de distribuições Linux viola outras 65 patentes. “Não é o caso de algumas infrações acidentais. Há um grande número de patentes sendo quebradas”, disse Gutierrez.

Na mesma entrevista, odiretor jurídico da Microsoft, Brad Smith, outras 45 patentes são violadas pela comunidade OpenOffice.org. O advogado afirmou ainda que foram violadas outras 15 patentes relativas a programas de e-mails e 68 relacionadas a programas diversos, mas não deu detalhes sobre quais tecnologias foram supostamente copiadas, mas garantiu que a empresa tem todas as informações sobre o caso documentadas.

Desde novembro do ano passado, a Microsoft trabalha em parceria com a Novell no desenvolvimento de soluções de interoperabilidade entre produtos para Windows e para Linux, após a assinatura de um acordo em novembro do ano passado por meio do qual a Microsoft vai oferecer licenças do sistema operacional Windows como parte de um pacote de manutenção e suporte à plataforma SuSE Linux, da Novell, que havia sido alvo de uma ação da Microsoft envolvendo seus sistema. Na semana passada, a Dell entrou no acordo, se tornando a primeira grande fabricante a se alinhar às duas empresas.

A Microsoft fez outros acordos com fabricantes de hardware. Em abril, a Samsung e a empresa assinaram um acordo de compartilhamento de licença que inclui uma cláusula que indenizaria a Samsung contra acusações de quebra de patente envolvendo Linux.

Active Image

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *