Ministério das Comunicações quer VoIP no Gesac

O Ministério das Comunicações divulgou hoje, em seu portal ( www.mc.gov.br ) a consulta pública do edital do Gesac, que irá contratar 20 mil conexões banda larga para serem instaladas em todo o território brasileiro. Conforme o Tele.Síntese antecipou, a licitação será dividida em três lotes: umvoltado para as regiões remotas, e que será atendido por satélite e outros dois lotes que poderão ser atendidos por qualquer tecnologia de banda larga com fio ou sem-fio.

Voz sobre IP

Uma importante novidade foi incluída nesse edital: os vencedores da licitação terão que tornar disponíveis as facilidades para que todos os pontos de acesso do Gesac consigam se comunicar entre si por Voz sobre IP (VoIP). E não é só. O Ministério está prevendo que os pontos Gesac também possam fazer ligações interurbanas ou locais pela tecnologia de VoIP para qualquer outro telefone da rede pública pelo menos trinta minutos por mês. E está disposto a pagar R$ 0,40 centavos o minuto da ligação.

Qualquer empresa ou consórcio que tenha licença de serviços de telecomunicações poderá disputar o pregão, que será pelo menor preço. As três propostas mais baratas irão disputar, em viva voz, quem leva cada um dos lotes. Uma única empresa pode vencer os três lotes.

Telecentros

Além de instalar e operar as conexões, as empresas vencedoras terão que gerenciar e manter os pontos de presença, dar atendimento técnico presencial e fazer a gestão local do telecentro, além de treinar os monitores locais.

Seis tipos de velocidades serão contratadas: desde 256 Kbts para o downlink e 64 Kbts para o uplink até 8 Mbts para o downlink e 1 Mbts para o uplink.

 Active Image

 

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *