Minc, TV Brasil e Ponto de Cultura de SP lançam “Vídeo de Bolso”

O Ponto de Cultura Vila Buarque, de São Paulo (SP), a TV Brasil – Canal Integración e o Ministério da Cultura (MinC) realizam, com a presença do secretário de Programas e Projetos Culturais do MinC, Célio Turino e o Secretário de Políticas Culturais do MinC, Alfredo Manevy, o lançamento do primeiro pacote de “vídeos de bolso”. O evento será realizado em Brasília (DF), no dia 3 de maio, às 19h, no Espaço Cultural Renato Russo (W3 Sul, quadra 508), e em São Paulo (SP), no dia 4 de maio, às 19h, no auditório da Ação Educativa (Rua General Jardim, Nº 660, Vila Buarque). 

Nas oficinas do projeto "Vídeo de bolso" são produzidos filmes feitos a partir de máquinas fotográficas digitais, celulares e afins. Promovido pelo Ponto de Cultura Vila Buarque, os trabalhos produzidos nessa ação serão veiculados pela TV Brasil – Canal Integración, nos intervalos da programação da emissora. Durante o evento de lançamento serão exibidas algumas dessas produções.  

A iniciativa tem o objetivo de estimular e disseminar as técnicas de produção de conteúdo audiovisual de baixo custo. "A partir dessas oficinas buscamos aumentar a produção desses vídeos. O objetivo do lançamento do primeiro pacote de trabalhos é dar visibilidade e integrar quem está fazendo esse tipo de filme", explica Carlos Seabra, coordenador do Ponto de Cultura Vila Buarque e diretor de projetos do Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos (IPSO). 

Durante as oficinas realizadas pelo Ponto de Cultura Vila Buarque foram produzidas cerca de 40 vídeos de bolso, por meio das parcerias com a TV Brasil – Canal Integración, viabilizados e estimulados pelo Programa Cultura Viva. De acordo com Seabra, é importante divulgar e incentivar esse novo formato de vídeo. "É muito importante levar esse trabalho também para fora do Ponto. Esse novo conceito dos "vídeos de bolso" favorece o debate sobre a TV pública. É importante estimular a produção de vídeos e, principalmente, veicular esses trabalhos na TV pública", destaca Seabra.  

Vídeo de bolso 

O projeto "Vídeo de bolso" nasceu das oficinas realizadas no Ponto de Cultura Vila Buarque. De lá, elas também passaram pelo Memorial da América Latina, em São Paulo, na Prefeitura de Santo André (SP) e uma ação de capacitação de monitores de telecentros junto ao Governo do Acre também foi realizada com iniciativa do Ponto. 

As oficinas de "Vídeo de bolso" foram idealizadas a partir da constatação de que existe uma tecnologia de captação de imagens de baixo custo, como filmadoras caseiras, máquinas fotográficas digitais, celulares, scaneamento de imagens e download e mixagem de material na internet. Essas ferramentas favorecem a democratização da produção e disseminação de conteúdos audiovisuais. As oficinas de “Vídeo de bolso” estimulam a produção de conteúdos em um formato pequeno, que não deve exceder 5Mb, e ter, no máximo, 60 segundos de duração. 

O material é editado no computador e publicado em vídeologs, You Tube e sites semelhantes, além de terem formato para envio por e-mail e por mensagens MMS de celular ou, ainda, bluetooth ou infravermelho entre celulares ou PDAs (compartilhamento por softwares peer-to-peer). Esses vídeos podem ter o formato de microdocumentários, microficções, vídeoarte, animações, remixagens de trechos de filmes e outros materiais, abordando diversos conteúdos. "A nossa idéia é trabalhar com várias temáticas, explorar todas as possibilidades", diz Seabra. 

Os interessados em participar da oficina "Vídeo de bolso" deverão ter algum dispositivo móvel, como: celulares, smartphones ou PDAs (equipados com câmera fotográfica e/ou captação de áudio/vídeo) ou câmera fotográfica digital. Para todos aqueles que residem, trabalham ou estudam em Vila Buarque são concedidas bolsas integrais. Para as ONGs e entidades que queiram enviar representantes, também há bolsas. Para os demais, será cobrada uma taxa de R$350,00. Mais informações no site ou pelo telefone (11) 3231-2972. 

Ponto de Cultura Vila Buarque
 

O Ponto de Cultura Vila Buarque, localizado em um dos bairros mais representativos de São Paulo, o Vila Buarque, desenvolve projetos com atividades culturais e sociais nas áreas de rádio, vídeo, cinema e internet. Atualmente, o Ponto desenvolve três propostas: Cineclube, Webrádio e Software Cultural Digital. O Ponto promove cursos, oficinas e debates. Trata-se de um projeto de cultura digital que tem como proposta promover atividades culturais e sociais, com o objetivo de integrar os moradores e freqüentadores da Vila Buarque, região central da cidade de São Paulo.

 Active Image

 

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *