Normas do ISDTV devem ser publicadas em seis meses

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) constituiu uma Comissão de Estudo Especial Temporária (CEET) para normatizar o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre. A Comissão realizou nesta segunda, dia 9, sua primeira reunião, para começar a definir o programa de trabalho. As normas, segundo a associação, devem ser publicadas no prazo máximo de seis meses.

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre, criado para assessorar o Comitê de Desenvolvimento em assuntos políticos e técnicos, já definiu as especificações para o padrão brasileiro. Segundo a ABNT, foi o Fórum que solicitou à ABNT a constituição da CEET de TV Digital, visando a publicação de normas brasileiras sobre o assunto. 

Normas definidas 
O texto-base será o conjunto de especificações estabelecidas pelo módulo técnico do Fórum responsável pela harmonização dos requisitos do Sistema Brasileiro de Televisão Digital com o padrão ARIB (Association of Radio Industries and Business), do Japão. Os engenheiros Paulo Henrique Castro e Aguinaldo Silva ocupam, respectivamente, os cargos de coordenador e vice-coordenador da CEET, da qual participam representantes de fabricantes de televisores e de equipamentos, de emissoras de TV, de universidades, centros de pesquisa e do Inmetro, além da ABNT, encarregada da secretaria.

Assim como aconteceu com os trabalhos em torno das especificações estabelecidas pelo Fórum, a Comissão está estruturada com sete grupos de trabalho: transmissão, codificação, multiplexação e SI, terminal de acesso, gestão de direitos digitais, dados e canal de interatividade. 

Cronograma 
Assim que estiverem definidos o programa de trabalho e o cronograma, a Comissão se dedicará à adequação de textos às regras de redação e apresentação de normas brasileiras da ABNT. Na etapa seguinte, segundo a ABNT, os projetos de norma serão levados a consulta, para apreciação e eventuais sugestões da sociedade. Da Redação – TELA VIVA News

Active Image

 

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *