Estrangeiros devem ajudar na definição de políticas para TVs públicas

Brasília – Veículos de comunicação estrangeiros vão participar das plenárias finais do 1º Fórum Nacional de TVs Públicas, de 8 a 11 de maio, em Brasília. Confirmaram presença representantes de países da América Latina, Japão, Canadá, Alemanha e Estados Unidos. 'Eles vão auxiliar no estabelecimento de um conjunto de recomendações que subsidiem o governo no desenvolvimento de políticas de fomento, desenvolvimento e valorização das tevês públicas no país, afirma um dos coordenadores do grupo executivo do evento, Mário Borgneth, também assessor especial do Ministério da Cultura.

Segundo Borgneth, as delegações internacionais vão ajudar no 'acabamento final' dos projetos e das políticas para o novo cenário da comunicação social brasileira, com a chegada da tevê e do rádio digitais. 'Isso obriga um rearranjo institucional, marcos regulatórios dos modelos de gestão e de produção. O fórum resultará num documento com recomendações para o planejamento futuro de políticas de desenvolvimento para o setor.

O Caderno de Debates – Volume 2 será divulgado neste encontro, com o resultado de oito grupos temáticos de trabalho: missão e finalidade das tevês públicas; configuração jurídica institucional; legislação e marcos regulatórios; programação e marcos de negócios; tecnologia e infra-estrutura; migração digital; financiamento; relações internacionais. O 1º Fórum Nacional de TVs Públicas tem apoio do Gabinete da Presidência da República e da Casa Civil, e coordenação da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Participam a Radiobrás e a TVE/Rede Brasil, além das seguintes entidades: Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) e Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral).

 

Active Image

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *