Anatel agora tem aliado de Hélio Costa e advogado da ABERT

Enquanto não define os rumos de sua reforma ministerial, o governo Lula volta-se para preencher as vagas em aberto na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).  

Para o Conselho Diretor já foi aprovado no Senado o nome do ex-ministro de Ciência e Tecnologia do governo FHC, embaixador Ronaldo Sardenberg. A sabatina na Comissão de Infra-Estrutura teve detalhes inusitados. Elogiado por governo e oposição, Sardenberg foi aprovado antes mesmo das perguntas dos senadores. Demonstrando um estilo evasivo, o diplomata, que não é da área, não deixou claro quais as suas propostas para a Anatel. 

O governo Lula também indicou o nome de Domingos Bedran para o Conselho Diretor da Anatel. Mineiro de Barbacena, o atual procurador da Anatel é considerado uma indicação pessoal do ministro Hélio Costa. Bedran ainda precisa passar pela sabatina no Senado. 

Por último, Hélio Costa encaminhou para a Casa Civil a indicação de Alexandre Jobim para o Conselho Consultivo da agência, na vaga de representante da "sociedade". A indicação é fruto de um edital publicado em absoluta sigilo no dia 26 de novembro de 2006 e encerrado em 26 de dezembro. Jobin é advogado da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e filho do candidato a presidente do PMDB, Nelson Jobim. Agora, cabe ao presidente Lula nomear, ou não, o preferido do ministro Hélio Costa. 

>> No meio de tantas nomeações, parece ficar cada vez mais claro que não teria dado certo a "opção Fittel", que, no primeiro mandato de Lula, chegou a emplacar dois conselheiros da Anatel, além do seu ouvidor.

 Active Image

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *