Governo pode subsidiar acesso à televisão digital

Com o objetivo de universalizar a televisão digital, o Governo Federal estuda a possibilidade de conceder subsídios para que as famílias possam adquirir aparelhos digitais ou conversores. Dessa forma, as transmissões pelo sistema antigo, o analógico, poderão deixar de ocorrer no prazo já estipulado.

“Precisamos acelerar a digitalização, e se não houver uma ação forte do governo, a meta de 2016 vai atrasar”, afirma o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Esse tipo de estímulo para que a população modernize adquira novos equipamentos não é inédito. Nos Estados Unidos, o governo chegou a distribuir aparelhos quando decidiu utilizar apenas a TV digital, observou o ministro.

A intenção do governo que é os cerca de 500 municípios que utilizam a frequência de 700 megaHertz (MHz), e que concentram perto de 80% da população brasileira, transmitam apenas sinais digitais. Com isso, abriria-se espaço para licitar a faixa para a banda larga móvel 4G.

Para 2013, a expectativa é que o volume de investimento em telecomunicações alcance R$ 25 bilhões, número que, se confirmado, baterá o recorde de 2001, quando os investimentos chegaram a R$ 24,2 bilhões. Estão previstas verbas grandes para a construção da infraestrutura para a telefonia 4G. A meta é que o serviço seja oferecido no ano que vem nas seis cidades-sede da Copa das Confederações, mas a expectativa é de que ele chegue a sete ou oito capitais, inclusive São Paulo.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *