Acesso à Internet segue com forte desigualdade no Brasil

Apesar de ter sido a região que mais ganhou espaço na Internet nos últimos três meses, com um crescimento de 19,12%, a região Norte possui apenas 3,24% do share de visitas nacional e se mantém na última posição em relação às demais do país. A região Sudeste mantém a liderança do ranking, com 61,25% das visitas, seguida pelas regiões Sul (16,04%), Nordeste (12,35%) e Centro-Oeste (7,12%).

Os dados são da última pesquisa do Hitwise, um serviço da Serasa Experian que monitora o comportamento anônimo e agregado na internet, de mais de 500 mil pessoas espalhadas geograficamente de maneira que representem a distribuição da população online brasileira, em mais de 270 mil websites em todo o país.

A pesquisa comparou o período de 12 semanas terminadas em 02/04/2011 com o de 12 semanas terminadas em 1º/01/2011. Também foram identificados os sites mais populares em market share no período de 12 semanas terminadas em 02/04/2011.

Região norte

Uma análise dos 50 sites mais populares na região Norte no período terminado em 02/04/2011 – os quais sozinhos representam 53,55% de todas as visitas na região –, revela que as categorias que mais se destacaram são: ferramentas de busca (40,67%), redes sociais e fóruns (24,96%), e-mails (9,39%), primeira página de portais (7,63%) e sites de entretenimento (7,16%).

Na região, o ranking dos sites é liderado pelos domínios do Google: Google Brasil (12,6%), Google (9,19%), Orkut (8,53%), Windows Live Mail (4%), YouTube (2,58%), Globo (1,31%), Facebook (1,22%), Bing (0,9%), Universo Online (0,9%) e Globoesporte (0,77%).

Em ordem, os estados da região Norte que cresceram de um período para o outro foram Acre, Amazonas e Roraima. Já os demais estados da região perderam participação no share nacional: Tocantins, Pará, Amapá e Rondônia (em ordem da menor para a maior queda).

Desempenho de outras regiões

No Sudeste – região que avançou 0,23% no período –, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tiveram crescimento de market share de visitas à internet, atingindo 36,37%, 13,53% e 9,5% respectivamente. Já o Espírito Santo caiu 8,64% ficando agora com 1,84% de market share de visitas no país.

A região Centro-Oeste caiu 4,81% em representatividade e possui agora 7,12% do share de visitas nacional. Mato Grosso do Sul caiu 0,91% e ficou com 1,15%, Distrito Federal caiu 5,02% e ficou com 2,82%, Goiás caiu 5,86% e ficou 2,06% e Mato Grosso caiu 5,9% e ficou com 1,09%.

O Sul ganhou em representatividade, subindo 1,71% e chegando a 16,04% do bolo nacional. Isso ocorreu porque os três estados tiveram alta no market share de visitas no período. Paraná avançou 2,18% e atingiu 6,36%, Rio Grande do Sul avançou 1,48% e atingiu 5,73% e Santa Catarina avançou 1,43% e atingiu 3,95% do share nacional.

A região Nordeste, que na versão anterior da pesquisa do Hitwise divulgada em dezembro do ano passado havia sido a que mais tinha crescido, dessa vez recuou 4,41% em sua representatividade no país, atingindo 12,35% de market share de visitas.

Todos os estados da região tiveram um desempenho negativo: Sergipe caiu 0,73% e ficou com 0,52%, Paraíba caiu 1,39% e ficou com 0,88%, Alagoas caiu 2,25% e ficou com 0,64%, Pernambuco caiu 4,03% e ficou com 2,36%, Rio Grande do Norte caiu 4,17% e ficou com 0,93%, Bahia caiu 4,17% e ficou com 4,17%, Piauí caiu 5,35% e ficou com 0,44%, Ceará caiu 6,44% e ficou 1,79% e Maranhão caiu 8,88% e ficou com 0,62%.

 

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *