O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, está disposto a tornar obrigatória a inclusão do meddleware Ginga, que proporciona a interatividade na TV digital, nos aparelhos de televisão produzidos no país. No programa Bom Dia, Ministro desta sexta-feira (4), Bernardo disse que ouvirá a Abinne (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) e o Fórum Brasileiro da TV Digital para saber quais as dificuldades para adoção do sistema.
“Primeiro vamos conversar, mas se for preciso tomarei a decisão de tornar o uso do Ginga obrigatório”, disse. Ele informou que ainda está discutindo com o ministro da Casa Civil,Antonio Palocci, sobre quem ficará com a coordenação da implantação da TV digital no país. Porém disse que já começará a trabalhar para garantir a interatividade.
Sobre a adoção de um sistema de rádio digital, o ministro ressaltou que os dois sistemas existentes no mundo – o Iboc, dos Estados Unidos e o DRM, da Europa – continuarão a ser avaliados. “Ainda não temos uma posição sobre qual dos dois será adotado”, disse.
Telefonia rural
Ainda no programa Bom Dia, Ministro, Bernardo afirmou que a licitação da faixa de 450 MHz, destinada a telefonia rural, será iniciada este ano. O ministro informou que o orçamento da União deste ano prevê o repasse de R$ 70 milhões para que a Polícia Federal compre os equipamentos necessários para migrar seus serviços, atualmente na faixa de 450 MHz, para a faixa de 380 MHz a 400 Mhz.
0