Ministério da Cultura anuncia nova composição

A ministra Ana de Hollanda divulgou nesta sexta, 21, a composição do primeiro escalão do Ministério da Cultura, que passa por algumas mudanças estruturais. Entre elas: a criação de uma Secretaria da Economia Criativa; e a unificação das atuais Secretaria de Cidadania Cultural e Secretaria da Identidade e Diversidade na nova Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural.

Quem assume a Secretaria do Audiovisual (SAV) é Ana Paula Santana, advogada, especialista em relações internacionais e gestão do entretenimento. Ela entrou na SAV em 2002 como estagiária, tendo atuado na coordenação internacional da secretaria e na área de fomento a programas e projetos audiovisuais. Também foi chefe de gabinete e diretora de Programas e Projetos Audiovisuais, cargo que ocupava até agora.

Vitor Ortiz assume como secretário executivo do ministério. Ele foi secretário da Cultura das cidades gaúchas de Viamão, Porto Alegre e São Leopoldo. Também foi diretor da Funarte e diretor de relações institucionais da Bienal de Artes Visuais do Mercosul e gerente da Gerência Regional da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Rio de Janeiro.

A Secretaria de Articulação Institucional fica sob a regência de Roberto Peixe, designer, arquiteto e gestor cultural, foi secretário de Cultura de Recife, secretário do Patrimônio Cultural e Turismo da cidade de Olinda e, mais recentemente, coordenador geral de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura. Também coordenou a elaboração e implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

A Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural fica com Marta Porto, mestre em Ciências da Informação pela UFMG, especialista em políticas de comunicação, cultura e investimento social privado. Foi consultora de entidades e organizações multilaterais como a Unicef. Também foi diretora de Planejamento e Coordenação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte e Coordenadora Regional do Escritório da Unesco do Rio de Janeiro.

Cláudia Leitão é a nova secretária da Economia Criativa. Doutora em Sociologia pela Université de Paris V, ela é professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde lidera o Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas e Indústrias Criativas. Foi Secretária da Cultura do Estado do Ceará.

O secretário de Fomento e Incentivo à Cultura continua sendo Henilton Menezes, produtor cultural e consultor para elaboração de projetos. Foi gerente da área de cultura do Banco do Nordeste, sendo responsável pela criação e desenvolvimento do Programa BNB de Cultura.

Sérgio Mamberti assume a Secretaria de Políticas Culturais. O ator e dramaturgo foi secretário de Artes Cênicas, de Música, e de Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Em 2008, assumiu a presidência da Fundação Nacional das Artes (Funarte).

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *