Câmara, Senado e Assembleia de SP inauguram canal conjunto de TV

Será inaugurada na quinta-feira (29) a transmissão do canal digital 61, que terá programação simultânea da TV Câmara, da TV Alesp e da TV Senado na cidade de São Paulo. A inauguração ocorrerá na Assembleia Legislativa de SP, às 19 horas, com a participação dos presidentes da Câmara, Michel Temer; do Senado, José Sarney; e da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz.

A parceria para a transmissão definitiva do canal 61, com as programações simultâneas da TV Câmara e da TV Alesp, foi assinada em julho de 2009. Agora, a TV Senado também passa a ser transmitida pelo canal.

A transmissão experimental começou em outubro de 2008, com um transmissor de baixa potência. Nesta semana, serão inaugurados transmissores que somam 15kw. Isso permitirá que a TV Câmara, a TV Alesp e a TV Senado cheguem aos quase 20 milhões de habitantes da metrópole de São Paulo em sinal aberto, gratuito e com alta qualidade. Por meio do canal, a sociedade poderá acompanhar os trabalhos realizados pelo Poder Legislativo de forma transparente.

Multiprogramação


O canal 61 funcionará pelo sistema de multiprogramação, que permite a transmissão de até quatro programações simultâneas, em sinal aberto e gratuito. Em uma próxima etapa, haverá a inclusão dos sinais das TVs de câmaras municipais onde os sinais dos transmissores estejam disponíveis.

O modelo de operação que está sendo testado em São Paulo servirá de referência para a expansão da rede legislativa de TV digital em todo o País. Esse modelo foi proposto pelo deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) no Projeto de Lei 277/07, já aprovado na Câmara e agora em análise no Senado.

Economia de recursos

A Câmara dos Deputados adquiriu os transmissores do canal 61, enquanto a Assembleia Legislativa de São Paulo é responsável pela oferta da torre onde os equipamentos estão instalados, na Fundação Padre Anchieta, e pelo custeio.

O valor da aquisição dos transmissores estava orçado em R$ 8 milhões, mas baixou para R$ 3,35 milhões durante o processo licitatório.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *