Campanha publicitária da Confecom ignora mídia digital

Faltando 20 dias para a realização da etapa nacional da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), a campanha de divulgação da Confecom ainda não está completa. Entre os materiais publicitários disponíveis no site oficial da conferência (www.confecom.gov.br), não há peças voltadas para a internet, um meio que poderia ter sido bem aproveitado para divulgar o processo inclusive durante o período de realização das etapas estaduais, que se encerrou no dia 22. No site, é possível baixar material visual para veículos impressos e spots para rádio e TV. Nada, porém, para a mídia online.

A opção por priorizar as mídias tradicionais contrasta com o fato de a campanha de divulgação da Confecom, a cargo da Secretaria de Comunicação Social, não contar com verba para contratação de espaço publicitário. O fato de as peças poderem ser baixadas do site oficial não é, portanto, sinônimo de que estejam sendo veiculadas, uma vez que esta veiculação depende da cessão gratuita dos espaços publicitários pelos veículos.

Procurada pelo Observatório do Direito à Comunicação, a assessoria de imprensa da Secom não precisou quais veículos chegaram a veicular os anúncios. Segundo a assessoria, “todas as redes de televisão, televisões públicas, sejam governamentais, comerciais ou alternativos” receberam ofício da Secom fazendo a solicitação da cessão do espaço publicitário de forma gratuita. Ainda segundo a Secom, há inserções em televisão e rádio em mídia gratuita e distribuição de links das peças da campanha aos parceiros da conferência.

“Podemos dizer que a Confecom, até o momento, está tendo bastante repercussão e gerando discussão, o que nos leva a entender que a divulgação tem sido satisfatória”, afirmou a Secom, ressaltando especialmente o trabalho da assessoria de imprensa contratada para trabalhar na conferência. A assessoria tem sido feita em parceria com uma equipe de jornalistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é responsável por cobrir as conferências estaduais e enviar releases à imprensa regional e nacional, e tem feito um boletim semanal que pode ser recebido mediante cadastramento no hotsite da Confecom.

Quanto ao material para internet, afirmaram que um banner será disponibilizado em breve.

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