Sindicato do DF e Fenaj divulgam nota repudiando matéria da IstoÉ contra jornalista Beto Almeida

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e da Federação Nacional dos Jornalistas divulgaram nota de repúdio à publicação de matéria sobre a atuação do jornalista Beto Almeida, coordenador da TV Comunitária do DF, frente ao projeto da Telesur. Segundo as entidades representativas dos jornalistas, a matéria é “ um ataque violento à liberdade de manifestação e pensamento do cidadão e jornalista Beto Almeida”.

Veja a íntegra da nota:

“As diretorias do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e da Federação Nacional dos Jornalistas repudiam a matéria intitulada “O Lobista de Chávez”, assinada pelo repórter Cláudio Dantas Sequeira, publicada na edição da revista IstoÉ de 22 de agosto, por considerá-la um ataque violento à liberdade de manifestação e pensamento do cidadão e jornalista Beto Almeida, e uma tentativa de criminalizar a atuação política do presidente venezuelano em favor da integração latino-americana. Confira o conteúdo da nota:

A Constituição brasileira garante o direito à liberdade de expressão a todos os cidadãos, independentemente de eles serem ou não servidores públicos, como é o caso de Beto Almeida. Compartilhamos com o nosso companheiro o ideal de integração da América Latina e não vemos nenhum deslize ético, moral ou profissional no trabalho que Beto Almeida executa à frente da TV Comunitária de Brasília. O seu profissionalismo é irrepreensível no Senado, na Telesur e em todos os veículos onde já trabalhou. A matéria da Istoé, além de ser inconsistente, é um contrabando ideológico que não esconde seus objetivos políticos interesseiros.

Beto Almeida já foi diretor da FENAJ e do Sindicato dos Jornalistas do DF e tem mantido, ao longo de sua militância política, uma coerência irretocável, não havendo qualquer elemento que possa caracterizá-lo um ‘lobista’ de quem quer que seja.

Tornamos pública nossa manifestação de solidariedade ao companheiro jornalista Beto Almeida e exigimos que a revista dê a ele o direito constitucional de resposta.

Brasília, 31 de agosto de 2009
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal
Federação Nacional dos Jornalistas “

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *