Globo desenvolve projeto de TV digital rural

A Globo está desenvolvendo sigilosamente uma tecnologia de TV digital rural. Batizado de TVDR, o projeto visa substituir as cerca de 15 milhões de parabólicas que existem no país. Sem um novo sistema, os domicílios dessas antenas ficarão sem TV quando acabar a transição da analógica para a digital.

A tecnologia está sendo desenvolvida em parceria com a Thomson. Será testada a partir de outubro no interior do RJ. O objetivo é levar ao telespectador rural, que hoje recebe sinal analógico gerado no Rio e em São Paulo, via parabólica, o sinal digital produzido pela afiliada da Globo mais perto dele. Por exemplo, o telespectador do interior de Goiás receberá o sinal da Globo de Goiânia (ou da cidade mais próxima), com os comerciais e telejornais locais gerados pela afiliada.

Isso reforça o modelo de negócio da Globo. As 15 milhões de parabólicas são um problema para a rede. Representam uma grande parcela de telespectadores que não podem ser "vendidos" aos anunciantes. Para conseguir que o telespectador do interior de Goiás receba a Globo de Goiânia, a rede projetou caixas decodificadoras e miniantenas parabólicas semelhantes às da Sky.

Um chip com localizador geográfico fará com que o telespectador receba apenas o sinal digital, disponível em satélite, da afiliada mais próxima dele. Para tanto, a afiliada terá de subir seu sinal para um satélite.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *