Divulgado manifesto com propostas para democratizar informação

O Fórum de Mídia Livre lançou, nesta terça-feira (14), manifesto com reivindicações e propostas para a democratização do acesso à informação no País. Ele foi construído com base nos debates que aconteceram durante encontro realizado em junho deste ano, no Rio de Janeiro.

“Não se pode mais aceitar que, numa sociedade que se almeja democrática, apenas as idéias e informações ligadas aos interesses políticos e econômicos de pequenos grupos tenham expressão pública. Tal cenário nega o direito de todas e todos a ter acesso ao contraditório, violando o direito à informação dos cidadãos”, diz o documento.

Para a coleta de assinaturas e adesões, o manifesto ficará disponível em veículos que apóiam o movimento. A idéia é que, no máximo até o início de 2009, o documento seja encaminhado aos representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário dos governos municipais, estaduais e federal.

“O objetivo é tornar públicas as decisão que foram tomadas e tentar comprometer entidades da sociedade civil e gestores públicos com o conteúdo do manifesto”, informa o coordenador nacional do movimento e editor da Revista Fórum, Renato Rovai.

Dentre as reivindicações estão a realização da Conferência Nacional de Comunicações, a democratização das verbas publicitárias públicas e a concessão de espaço para a exibição de conteúdo produzido por movimentos sociais na TV pública.

O documento também prevê a realização de um encontro às vésperas do Fórum Social Mundial, que será realizado em Belém (BA), em janeiro próximo, e do 2º Fórum Nacional de Mídia Livre, marcado para o segundo semestre de 2009, provavelmente em Vitória (ES).

Leia aqui a íntegra do manifesto.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *