Lula critica restrição do TSE à propaganda eleitoral na web

A restrição imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de candidatos usarem a internet para fazer propaganda eleitoral foi alvo de críticas na última sexta-feira (10/10) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Eu acho que negar a informação ou proibir as pessoas de fazerem a propaganda que quiserem fazer de seus candidatos é negar o direito de expressão, que é tão legítimo quanto qualquer outra coisa que pode passar na internet", disse Lula em entrevista ao UOL, Terra, G1 (Globo), iG e blog Limão, do Grupo Estado.

Para o presidente, alguns se utilizam da web para realizar ataques e é preciso ter responsabilidade. “Se você for candidato e estiver sendo vítima da internet, certamente concordaria [com a proibição do TSE]. Se você for um cidadão brasileiro ou o presidente da República, que ama a liberdade de expressão e de comunicação, nós achamos que precisamos cuidar da melhor maneira possível para que os meios de comunicação, inclusive a internet, funcionem da forma mais aberta e com a maior responsabilidade possível”.

Em decisão, em 9 de setembro, o TSE liberou os partidos políticos para fazer propaganda eleitoral em suas páginas, modificando o artigo 18 da resolução sobre o tema, que limitava a propaganda ao site mantido pelo candidato. Até então, a propaganda eleitoral era permitida apenas na página do candidato destinada exclusivamente à campanha.

Com informações da Folha de S. Paulo.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *