Sem entidades patronais, terceira audiência pública é ‘a mais produtiva’

Na manhã desta quinta-feira (9), aconteceu em Brasília a terceira audiência pública do grupo de estudos criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para discutir a regulamentação da profissão de jornalista. As entidades patronais não enviaram representação.

Mesmo com a ausência de uma das partes, a reunião foi classificada como “a mais produtiva” pelo representante do ministério Max Monjardim. Ele informa que o Governo vai procurar as entidades patronais para tentar convencê-las a voltar à discussão.

A ausência de representantes do patronato também foi destacada pelo presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade. Mesmo assim, ele considera que a audiência “cumpriu o seu objetivo”. A entidade espera que a decisão do empresariado não interrompa o processo de discussão.

“Com ou sem a participação das entidades patronais, a Fenaj é favorável à conclusão do processo de audiências públicas e à abertura de consulta pública, mas é o ministério que decide”, diz Murillo.

Cerca de 40 pessoas participaram do debate, que contou com as contribuições do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, Romário Schettino, e do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil seccional DF (OAB-DF), Jomar Alves Moreno.

Schettino defendeu a importância de uma nova regulamentação da profissão, inclusive a exigência do diploma, e lamentou a ausência das entidades patronais.

“É preciso que saia desse grupo um projeto de consenso. Só haverá consenso se todos participarem”, avalia.

O representante da OAB-DF também se mostrou favorável à criação de uma nova regulamentação e à exigência do diploma.

A audiência que estava marcada para esta sexta-feira (10/10) em Belém foi adiada por causa dos festejos do Círio de Nazaré. Em princípio, as outras datas estão mantidas: Rio de Janeiro, 20/10, e São Paulo, 29/10.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *