Conselho Europeu divulga código de normas e condutas na internet


O Conselho da Europa apresentou, nesta sexta-feira (3), as diretrizes de um código para proteger a privacidade, a segurança, a liberdade de expressão e a dignidade dos usuários da rede mundial de computadores. A iniciativa prevê convencer o setor de provedores de Internet a autorregulamentar sua atividade empresarial, focalizando sua atenção nos jogos online.

Segundo publicado pela agência “Reuters”, a instituição recomenda, ainda, que seja reforçada a informação dada aos internautas sobre seus direitos e deveres, sobre os riscos a que se expõem e às ferramentas para controlá-los, como antivírus, filtros e controle pelos pais e responsáveis.

Quanto aos games em rede, a proposta convida os criadores e editores a "avaliar como o conteúdo do jogo pode influenciar sobre a dignidade humana, a sensibilidade e os valores dos jogadores" e colocá-los em alerta contra a violência, o apelo ao sexo e o racismo. A partir do código, será possível, inclusive, integrar ao divertimento ferramentas como o controle por parte dos pais para filtrar os conteúdos, limites de horário e proibição do acesso em determinados momentos do dia.

A série de normas técnicas e morais foi elaborada com a ajuda de órgãos como a EuroISPA, associação que agrupa mais de um mil provedores europeus de internet, e a ISFE, que congrega editores de jogos de 31 países daquele continente.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *