Candidato à Prefeitura do RJ recorre ao TSE para ser entrevistado pela Globo

Paulo Ramos, candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro pelo PDT, afirmou nesta quarta-feira (1º/10) que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ser entrevistado pelos telejornais "RJTV 1" e "2", da TV Globo.

A ação ocorreu porque a TV pretendia realizar um debate eleitoral no Rio de Janeiro com apenas os cinco candidatos mais bem posicionados nas pesquisas – o que só é permitido pela lei eleitoral se houver um acordo entre os candidatos.

De acordo com uma nota divulgada pela emissora na última terça-feira (30/09), "para que aqueles com menos densidade eleitoral abrissem mão do debate, a TV Globo ofereceu cobertura muito maior do que aquela a que fariam jus inicialmente, se apenas critérios jornalísticos fossem levados em conta".

No entanto, Paulo Ramos foi o único candidato a não aceitar o acordo, "apesar de ter se beneficiado do critério de cobertura proposto a todos os candidatos", diz o comunicado, o que impediu a realização do debate "com um número razoável de participantes".

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) negou ao candidato do PDT cinco minutos de participação no programa, contrariando a decisão do juíz da 8ª Zona Eleitoral, que lhe concedia o direito ao tempo de entrevista.

Segundo o JB Online, Ramos afirmou que "a Globo não é detentora do direito de imprensa. Ela estabelece aleatoriamente o que ela quer. Daqui a pouco não vai ter mais eleição. Basta o órgão de pesquisa entregar o resultado e dizer quem vai ganhar".

Sobre a nota divulgada pela emissora, atribuindo ao candidato a não realização do debate à Prefeitura do Rio, ele disse que "estão sepultando os debates. Pesquisa de opinião não é dado objetivo. Simplesmente quero o meu direito de participar democraticamente".

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *