TSE discute liberar entrevistas de pré-candidatos; em SP, multas são revistas

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decide amanhã se acolhe ou não a proposta do seu presidente, Carlos Ayres Britto, que modifica as regras de entrevistas de pré-candidatos antes do início da campanha eleitoral, em 6/7. Segundo Ayres Britto, jornalismo não pode ser confundido com propaganda eleitoral. “Fazer entrevista, seja em rádio e TV, sem que o pré-candidato exponha suas propostas, me parece algo bizarro. É como um garoto dizer à mãe: ‘Posso tomar banho de piscina?’ E ela responder: ‘Pode tesouro, mas não se molhe’”, disse Britto em entrevista a “O Globo”.

Segundo o jornal carioca, três dos sete ministros do Tribunal mostraram-se contrários à alteração por considerarem que o período de validade da nova regra será muito curto. As entrevistas com candidatos serão liberadas em pouco mais de uma semana. Para o presidente do TSE, a modificação é urgente, mesmo que valha por pouco tempo, e também porque teria validade para as demais eleições.

Enquanto isso, a Justiça Eleitoral de São Paulo lida de forma dúbia com as várias denúncias apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral contra veículos e pré-candidatos.

O juiz eleitoral Marco Antonio Martin Vargas, da 1ª Zona Eleitoral da Capital, julgou improcedente, na última terça-feira (24), a representação do MPE contra o jornal “O Estado de S. Paulo” e o prefeito Gilberto Kassab (DEM), por entrevista publicada no dia 14 de junho. Já a Procuradoria Regional Eleitoral pediu a revogação da multa aplicada à “Folha de S. Paulo” e Marta Suplicy por conta da entrevista que a pré-candidata concedeu ao jornal.

Por outro lado, o MPE e o TRE continuam visando veículos e pré-candidatos. O mesmo juiz, Marco Antonio Martin Vargas, acolheu outra representação do MPE, esta contra a revista “Veja São Paulo” e o prefeito Gilberto Kassab. A revista também é alvo de ação contra entrevista que fez com a pré-candidata à Prefeitura de São Paulo Marta Suplicy.

Já o promotor Eduardo Rheingantz diz que o MPE estuda entrar com uma representação contra a Rádio CBN pela entrevista que realizou também com a pré-candidata petista.

Com informações do Portal Imprensa e do site Comunique-se

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *