Internet foi meio que o faturamento mais cresceu em 2007

Segundo dados do Projeto Inter-Meios, o faturamento geral do mercado publicitário brasileiro foi de R$ 26 bilhões em 2007, o que representa um aumento de 9% em relação ao ano anterior. O setor cujo faturamento publicitário apresentou maior crescimento no período foi a Internet, com aumento de 45,76%, chegando a R$ 526 milhões. Em seguida vem o cinema, com um crescimento de 23,13% (chegando a R$ 75 milhões), e a TV por assinatura, com aumento de 20,65%, chegando a R$ 639 milhões.

De acordo com José Carlos de Salles Neto, presidente do Grupo M&M, que coordena o estudo, Internet e TV por assinatura devem destacar-se por muitos anos na pesquisa. "São meios novos e de importância crescente no mercado porque têm provado muita eficácia. Eles têm mais oportunidades de crescimento que os meios tradicionais. Até que se estabilizem atingindo uma fatia maior do bolo publicitário, continuarão apresentando desempenho superior", observa.

A TV aberta foi o meio com o maior faturamento publicitário no ano, R$ 11 bilhões, apresentando um crescimento de 8,67% em relação ao ano anterior. Ou seja, apresentou crescimento um pouco abaixo da média.

Nove meios são analisados: cinema, guias e listas, internet, jornal, mídia exterior, rádio, revista, televisão e TV por assinatura. Este ano, apenas guias e listas e mídia exterior apresentaram resultados negativos, -13,28% e -16,33% respectivamente.

Vale destacar, o Inter-Meios mapeia 90% da mídia brasileira. Estas empresas faturaram R$ 19 bilhões. Ao levar em conta os veículos não participantes do projeto, estima-se salto no faturamento total para R$ 21 bilhões. Adicionando 19% relacionados à produção comercial, o projeto chega ao volume total de R$ 26 bilhões.

Salles Neto prevê que em 2008, o crescimento do faturamento publicitário será de 10%.

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