Testes da rádio digital começam por São Paulo

A partir do dia 10 de janeiro, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e o Instituto Mackenzie vão começar os últimos testes da Rádio Digital, na capital paulista, com três emissoras – Rádio Globo (FM), Rádio Cultura (AM) e Rádio Bandeirantes (FM). O assessor técnico da Abert, Ronald Barbosa, informou que eles terão duração de pelo menos 10 dias e vão considerar análise nos locais dos transmissores, para verificar as especificações analógicas e também as híbridas (analógica e digital). Os testes serão feitos com a tecnologia americana IBOC (In-Band-On-Channel).

– Nesta análise, temos condições de avaliar a cobertura da estação e também saber as características técnicas como a potência utilizada pela emissora – disse.

Também serão feitos testes de campo, para verificar a cobertura analógica e digital do sinal e o desempenho do sistema digital. Segundo Ronald Barbosa, objetivo é analisar as características do sinal, transmitindo locução e diversos estilos de música e programas.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), segundo o assessor, solicitou que fossem indicadas emissoras para testes de referência, com o objetivo de avaliar se os sinais das estações de rádio causarão ou sofrerão interferência, no sistema digital.

Após concluir os testes em São Paulo, a equipe irá para a cidade de Ribeirão Preto, onde vai avaliar a tecnologia pelo período de 10 dias. E depois, fará testes também em Belo Horizonte.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *