Paulo Henrique Amorim e Diogo Mainardi se enfrentam em audiência

Na última segunda-feira (17/12), os jornalistas Paulo Henrique Amorim e Diogo Mainardi estiveram na 1ª Vara Criminal do Fórum de Pinheiros, para a primeira audiência de um processo criminal movido por Amorim contra Mainardi, em razão de um artigo publicado na revista Veja, no qual o colunista da semanal da Abril disse que o blogueiro do IG e apresentador da Record está em fase descendente da carreira, e que teria sido contratado pelo portal pertencente à Brasil Telecom por R$ 80 mil, a fim de comprometer-se pessoalmente 'na batalha comercial do lulismo contra Daniel Dantas'.

Em razão das declarações, Amorim entrou com ação civil e criminal contra Mainardi. Na esfera Civil, o colunista de Veja venceu em 1ª instância. Já na primeira audiência do processo criminal, segundo informa o site Consultor Jurídico, Amorim rejeitou todas as tentativas de conciliação propostas pela juíza Aparecida Angélica Correia Nagao.

De acordo com matéria do Conjur, Paulo Henrique Amorim acredita que sua credibilidade foi afetada pelo que foi publicado por Mainardi, segundo ele, um dos jornalistas mais influentes do país. Já o colunista de Veja, garante que o prestígio de Amorim continua o mesmo, e dá como exemplo seu salário: cinco vezes maior do que o dele, em apenas uma de suas atividades.

A audiência foi marcada por muito tumulto e por discussões entre os jornalistas. Mainardi disse que não processava Amorim cada vez em que era chamado de fascista e caluniador em seu blog. Já Amorim, reconheceu o sucesso do colunista fazendo sua defesa. 'Ele tem influência e disse a todos que eu escrevo a soldo', disse, ao fazer referência às vendas de Veja e do livro de Mainardi, que já vendeu 55 mil exemplares.

A defesa de Amorim convocou o economista e professor da Unicamp Luiz Gonzaga Belluzzo, Heródoto Barbeiro e Rubens Glasberg como testemunhas. Já a de Mainardi levou o jornalista Reinaldo Azevedo.

A ação continua em andamento. No próximo dia 17/01, haverá oitiva de testemunhas no Rio de Janeiro, além de uma nova audiência em 20/10/08, na qual será ouvido o jornalista Márcio Aith, de Veja. Só depois dos prazos para alegações finais é que será dada a sentença.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *