Organizações querem lista contra rastreamento na internet

Nove organizações de defesa da privacidade e dos consumidores solicitaram à FTC (Federal Trade Comission, agência reguladora governamental norte-americana) que crie uma lista para registrar os internautas que não querem ter suas atividades online utilizadas por redes de publicidade.

A lista, que foi solicitada na semana passada, deverá ser semelhante à lista que a FTC mantém para os consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing, de acordo com organizações como o Center for Democracy and Technology, Electronic Frontier Foundation e Consumer Federation of America.

Com a lista que proibiria rastreamento, os anunciantes que empregam cookies ou tags instalados nos computadores deveriam registrar junto à FTC todos os nomes de domínio dos servidores envolvidos nessas atividades.

'Optar por não ter as atividades pessoais rastreadas na internet deveria ser um processo tão simples e tão conhecido quanto a lista de exclusão de telemarketing', disse à Reuters Mark Cooper, diretor de pesquisa da Consumer Federation of America.

De acordo com a proposta, os anunciantes também seriam proibidos de recolher e usar informações pessoais sobre atividades de saúde e financeiras. A proposta também exige auditagem independente de empresas que utilizem rastreamento comportamental para que elas cumpram os padrões de defesa da privacidade.

Na semana passada, a America Online, divisão de internet da Time Warner, anunciou que permitiria que os usuários de seus sites optassem por não receber anúncios encaminhados aos seus computadores com base em páginas que eles costumam visitar.

Nos últimos meses, Google, Microsoft e Yahoo adquiriram empresas de publicidade online.

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