Centros de pesquisa desenvolvem WiMax para usar com TV digital

O Instituto de Pesquisas Eldorado e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um protótipo de WiMax que funciona em freqüência menor que 1 GHz. As versões padronizadas da tecnologia funcionam nas faixas de 2,5 GHz e 3,5 GHz. Os pesquisadores propõem que a tecnologia de banda larga sem fio seja usada no canal de UHF, que fica abaixo de 1 GHz, para o canal de retorno da TV digital. O canal de retorno leva informações da casa do telespectador para a emissora (ou a internet).

Durante o evento Futurecom, o Eldorado mostrou um computador ligado a uma antena comum de UHF, para comunicação de dados. 'Vamos lutar para que o WiMax 700 (como foi batizado o sistema) seja reconhecido como padrão', disse Paulo Ivo, gerente-executivo de Desenvolvimento de Negócios do Instituto Eldorado.

O Eldorado também preparando um piloto de cidade digital com o WiMax 700. 'Esperamos conseguir de R$ 300 mil a R$ 500 mil do Ministério das Comunicações e do Ministério de Ciência e Tecnologia para o piloto', afirmou Ivo.

Existem empresas e centros de pesquisa trabalhando em soluções de banda larga sem fio em freqüências abaixo de 1 GHz nos Estados Unidos e na Europa. A tecnologia é promissora porque, em dois anos, o governo americano vai retomar os canais de TV que eram usados para o sinal analógico e revendê-los em um leilão. A partir de 18 de fevereiro de 2009, nos EUA, só irá ao ar o sinal digital. Os canais leiloados serão destinados à banda larga.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *