Rádios livres da Região Norte se mobilizam

Nesta sexta, 2 de fevereiro, as rádios Filha da Muda e Frequência Livre realizaram ações em Rio Branco (AC) e Belém (PA). Dia 9 a Xibé entra em ação em Tefé (AM). Faz uma semana que foram ilegalmente apreendidos os equipamentos da rádio Filha da Muda. O Coletivo Laratixa, que toca a rádio, durante toda a semana esteve realizando ações que culminaram no ato público desta sexta em frente à justiça federal. As ações em Belém e Tefé, que já vinham sendo preparadas como ações culturais e para arrecadar fundos, voltaram-se também à denúcia da apreensão e à solidariedade com a resistência acreana.

Em Belém a ação foi realizada pela rede [aparelho]:-, que faz intervenções em locais públicos com uma combi equipada com som, telão, filmadora, máquina fotográfica e microfones abertos ao público, que é convidado a se tornar produtor durante as intervenções. A ação desta sexta foi voltada ao público da Universidade Federal do Pará (UFPA), e teve entre outros objetivos o de levantar o debate sobre mídia livre e lançar o 'Consórcio Frequência Livre', grupo que irá cooperar para a compra de um transmissor e formação da nova rádio livre. A idéia agora é repetir a ação todas as sextas feiras, para que 'isso tome corpo (…) atraindo mais atenção pra essa discussão sobre midia livre que parece só rolar nas nossas cabeças'.

Em Tefé acontece, no próximo dia 9, a I Festa do Movimento Cultural de Tefé. A rádio Xibé, que nasceu dia 27 de outubro e é gerida pelo coletivo do CMI-Tefé, realizou no ano passado oficinas de rádio livre em metade das escolas públicas da cidade e na cidade vizinha. Agora pretende levantar fundos para equipamentos, manutenção, e viagens de voluntários para conhecer outros movimentos. Ao mesmo tempo, abrirespaços para os movimentos culturais de juventude e aproxima-los com a rádio livre e a discussão sobre mídia livre.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *