TV Cultura começa a implementar mudanças na programação

A partir da próxima segunda-feira (6), a TV Cultura ganha uma nova roupagem. Durante toda a programação – adulta e infantil – o telespectador irá se deparar com novas vozes e cores nos interprogramas da emissora, além do novo slogan "Cultura: cada vez mais pública". Há novidade também no formato visual da TV Cultura, com menos elementos gráficos e mais conteúdo, que será adotado a fim de privilegiar a informação. Esta mudança sinaliza a introdução de modificações gerais na grade de programação da Cultura.

Um novo conceito de faixas de programação irá orientar a reformulação da grade, com a introdução de faixas temáticas de segunda a sexta. O dia iniciará com uma faixa de treinamento profissional, seguida por cidadania e serviços e saúde. Continua com programação Ambiental e segue com o forte das faixas infantil e juvenil, na tarde. À noite, serão introduzidas as faixas musical, de informação, debates e de reflexão.

A Rádio Cultura FM também será incorporada nas modificações. A partir desta segunda, a Cultura FM apresenta sua nova programação musical e novas vinhetas, animadas pelo premiado maestro André Mehmari – autor do tema dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

A nova identidade visual da Cultura trará detalhes sobre a atração que cada programa levará ao ar. As tarjas de apresentação e as artes dos programas também serão redesenhadas, seguindo um índice cromático, onde cada área de conteúdo (segmento) será identificada por uma cor específica. Além disso, três locutores darão voz a toda programação.

Segundo João Baptista da Costa Aguiar, coordenador do núcleo de Identidade Visual da Fundação Padre Anchieta, a idéia é levar ao telespectador um "ambiente clean", que privilegie sempre a informação. "Redesenhamos toda a arte gráfica da TV com rigor tipográfico, de forma que fique simples e atrativo. Queremos privilegiar o conteúdo, em detrimento da embalagem", explica.

Apenas dois pares de fontes serão utilizados em todo o conteúdo gráfico do canal, acompanhando o visual homogêneo que deve determinar toda identidade visual do canal. Esse toque de rigor pode ser visto já no cenário e na abertura do programa de debates Opinião Nacional, que estreou nesta quinta-feira (2).

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *