Escola de Comunicações e Artes da USP aprova Licenciatura em Educomunicação

A Congregação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo aprovou, no dia 30 de maio, pela unanimidade dos representantes dos funcionários e professores, a primeira Licenciatura em Educomunicação do país. O projeto segue, agora, para a Reitoria para ser examinado pelas comissões da Pró-Reitoria da USP até ser levado à apreciação do Conselho Universitário. A previsão mais otimista é a de que o primeiro vestibular para o novo curso se realize em 2009.

A Licenciatura em Educomunicação destina-se a formar um profissional capaz de atender as demandas por um especialista na interface Comunicação/Educação, tanto no ensino formal (docência e assessoria no ensino formal) quanto nos organismos da sociedade voltados para a análise e o uso da mídia com finalidades educativas (assessoria e coordenação de programas em ONGs, meios de comunicação, centros de tecnologia, entre outros).

O projeto da ECA/USP tem como fundamento o trabalho consolidado dos pesquisadores e professores do Departamento de Comunicações e Artes da USP, assim como as pesquisas e os projetos educomunicativos do Núcleo de Comunicação e Educação, NCE-USP. Segundo foi descrito durante a sessão da Congregação que apreciou o projeto, a ECA/USP conta, hoje, com um acervo de mais de 55 dissertações e teses sobre o tema ou que fazem referência à educomunicação; mantém uma linha de pesquisa sobre o assunto, no programa de pós-graduação em comunicação; tendo atendido, entre 2000 e 2007, mais de 20 mil pessoas nos cursos de extensão e aperfeiçoamento, além de incluir o conceito entre os fundamentos do programa do Curso de Gestão da Comunicação, mantido pelo CCA-CA/USP há 12 anos.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *