Projovem discute juventude e comunicação

http://www.revistaviracao.com.br/pilulas/blog.php#texto,17_01_2007,cmdh

Cerca de 250 jovens se reuniram na última sexta-feira, em Vitória, no Espírito Santo, para discutir Juventude e Comunicação. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Inclusão de Jovens promovido pelo Governo Federal em conjunto com as prefeituras municipais. A Vira esteve por lá!

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) foi implantado em fevereiro de 2005 em Vitória, no Espírito Santo, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, por intermédio da Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Desenvolvido para jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, o Programa oferece a chance de voltar a estudar e de aprender uma profissão. Durante doze meses eles têm aulas de língua inglesa e informática básica. Além disso, recebem qualificação profissional adequada às oportunidades de trabalho no município. Nesse período eles também participam do planejamento e execução de ações comunitárias de interesse público. Para participar é necessário ter entre 18 e 24 anos, ter cursado a 4ª série e não ter completado a 8ª série do Ensino Fundamental, não ter vínculo empregatício e morar na capital. Os alunos recebem um incentivo mensal de R$ 100,00, desde que freqüentem 75% das aulas e das atividades previstas. Ao fim do curso, após serem submetidos a uma avaliação nacional, os jovens recebem certificados de conclusão do Ensino Fundamental e de formação profissional inicial.

Na última sexta-feira (02/02), rolou o Dia Temático, uma das principais ações da Revista Estação Juventude que, entre outras coisas, promove a formação de educadores e jovens em todo o país. Eles participam de ações coletivas nas quais podem ampliar o seu universo cultural, além de construir habilidades de gestão, liderança e mobilização social. O evento reuniu cerca de 250 jovens nas dependências da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos da capital. O tema escolhido para ser discutido foi: Juventude e Comunicação. Foram oferecidas gratuitamente oficinas diversas, palestras e apresentações culturais que abordaram o tema.

O ProJovem é implementado em conjunto com as prefeituras municipais. O Governo Federal é responsável pelo pagamento do incentivo aos alunos e pelo salário dos professores, assistentes sociais, orientadores, educadores profissionais e gestores; pela produção e distribuição do material didático; pela merenda e pela aquisição do equipamento multimídia, computadores e impressoras para os laboratórios de informática. A prefeitura fica responsável pela oferta do espaço físico, acervo para as bibliotecas, instalação de equipamentos e contratação de pessoal.

Secretaria Nacional de Juventude/Coordenação Nacional do ProJovem
Telefone: 61 3411-3550
E-mail: projovem@planalto.gov.br
Site: www.projovem.gov.br

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *