Eptic lança nova edição de sua revista on-line

 

Acaba de ser lançado o novo volume da Revista Eptic On Line, equivalente ao período de janeiro a abril de 2007. Contando com a contribuição de importantes pesquisadores de diversas regiões do país, esta edição vem recheada de investigações referentes à área da economia política das comunicações e sua estreita relação com a educação. Pôde-se observar que o desenvolvimento das novas tecnologias serviu de sustentação aos argumentos de alguns textos e que o assunto da TV Digital também tem causado impacto na União Européia.

O artigo ‘Imagens de terceira geração: simulações versáteis em realidade virtual’, de Marielle Sandalovski Santos, problematiza a participação das imagens resultantes de manipulação digital na formatação do imaginário. Citando teóricos como Ascott, Guimarães, Machado e Prado, o contexto de sua discussão está baseado nos processos de simulação, realidade virtual, interatividade e hiperlinearidade. Já o texto de Rosa Zeta de Pozo, intitulado ‘El Perú en el marco de la Sociedad Mundial de la Información’, mostra como o governo peruano aprovou um plano de desenvolvimento da sociedade da informação, com cinco objetivos estratégicos: infraestrutura de telecomunicações, desenvolvimento de capacidades humanas, aplicações sociais, participação cidadã, produção e serviços e governo eletrônico. A autora destaca a importância das TICs para ampliar o conhecimento e proporcionar o desenvolvimento social, sem abandonar a dimensão ética de sua utilização.

Este número da Revista Eptic On Line retoma o debate da edição anterior e busca ampliar a discussão envolvendo a área da Educação no âmbito da Economia Política da Comunicação. O artigo ‘Educação e produção de conhecimento na sociedade da informação’, de Maria de Fátima Monte Lima, por exemplo, ressalta que a elaboração de diferentes formas de aprendizagem e de diferentes processos de sociabilidades que dinamizam os saberes das diferentes culturas e classes sociais, mantendo em rede com as diferentes culturas um diálogo constante, é um dos desafios pedagógico para os professores e demais sujeitos educacionais.

Da mesma forma, Alcenir Soares dos Reis, Cláudia Ribas e Ana Paula Pedroso, discutem, através do texto ‘Novas tecnologias de informação e comunicação no processo de educação a distância: possibilidades, limites e desafios’, a inter-relação entre educação-tecnologia, dentro de um prisma global, tendo como foco o contexto da sociedade da informação, realidade que, para as autoras, vem apresentando novos desafios e contradições no âmbito da educação brasileira.

Já o referencial adotado por Gílian Barros e Eziquiel Menta, em ‘Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã’, evidencia o uso de PodCasts como ferramenta pedagógica, a partir de experiências e descobertas vivenciadas no ciberespaço no âmbito do projeto colaborativo com ênfase na produção de áudio para educação "PodEscola".

O jornalismo cultural contemporâneo também ganha destaque. Com base em alguns indicadores mais freqüentes encontrados nas páginas culturais dos principais diários brasileiros, o texto ‘A lógica do entretenimento no jornalismo cultural brasileiro’, de Sérgio Luiz Gadini, discute essa perspectiva de abordagem aliada à preocupação com o ‘jornalismo de serviço’, numa gradual substituição do espaço outrora ocupado pela informação e crítica. Para o autor, tal orientação vai ao encontro da constante influência e ação que a indústria cultural vem exercendo nos modos de ser, pensar e agir dos leitores/telespectadores/usuários e nas lógicas de produção jornalística setorizada. No caso da investigação de Raquel Urquiza García, intitulada ‘El desarrollo de la televisión digital terrestre en el mercado de la Unión Europea’, há um balanço sobre o impacto que tem causado o processo de implantação da Televisão Digital Terrestre na União Européia, através da adoção de diferentes modelos de negócio.

A revista Eptic On Line deste semestre traz ainda uma entrevista com a representante da Fundação Ford no Brasil, Ana Toni, formulada por César Bolaño e Danielle Azevedo, em que são discutidos os investimentos no país em pesquisas na área da Economia Política da Comunicação. Há também um texto de Octavio Penna Pieranti e Paulo Emílio Matos Martins, denominado ‘A radiodifusão como um negócio: um olhar sobre a gestação do Código Brasileiro de Telecomunicações’. Este artigo tem como objetivo apresentar um olhar sobre a gestação do Código Brasileiro de Telecomunicações, promulgado em 1962, confrontando-o com o mercado nascente e analisando os atores envolvidos em sua aprovação, seus interesses e o debate acerca do texto da lei.

Estes dois últimos autores tiveram o seu livro ‘Estado e gestão pública: visões do Brasil contemporâneo’ resenhado por José Seráfico, no texto ‘Para quem quer compreender o Brasil’.  As resenhas ‘Norbert Elias e Eric Dunning: estudos sociológicos acerca do desporto e do lazer’, de Arquimedes Szezerbicki da Silva; Luiz Alberto Pilatti e João Luiz Kovaleski, e ‘As audiências, as cores e músculos do próximo verão nos reality shows’, de Álvaro Benevenuto Jr., também são leituras imperdíveis.

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