Brasil mostra que tem estrutura pública de comunicação sul-americana

País apresenta em congresso na Argentina a TV Brasil, um dos exemplos de mecanismos para integrar produções culturais e informativas dos países da América do Sul. Para promover a integração dos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul), o Brasil já conta com uma estrutura de comunicação pública que pode ser utilizada. Uma delas é a TV Brasil, canal público internacional do Estado brasileiro voltado para a integração sul-americana.

A TV Brasil será um dos projetos apresentados e debatidos no seminário “A Comunicação Pública no Processo de Integração Regional”, que se realiza entre os dias 10 e 12 de janeiro em Buenos Aires, na Argentina. O encontro reunirá gestores de empresas públicas de comunicação, que discutirão ações concretas para o fortalecimento da integração regional do Mercosul. 

Inaugurado em 2005, o canal tem como objetivo integrar as produções culturais e informativas dos países da América do Sul. “Apesar de ser um canal público brasileiro, a TV Brasil busca contribuir para o processo de integração regional”, destacou o coordenador-geral substituto da emissora, Adriano de Angelis. Segundo ele, 93% da programação da TV Brasil é formada por produções vindas de parceiros dos países da América do Sul. “São cerca de 50 acordos de cooperação que garante essa troca de conteúdo”. Angelis diz que é importante introduzir na programação produções de diversos países para garantir a diversidade dos povos sul-americanos.  “Já existe uma produção de qualidade feita com um olhar próprio de cada comunidade. Por isso, a gente não quer ser o portador da informação deles. Queremos abrir espaço para que eles, a partir de suas próprias produções, entrem na grade da TV Brasil”, destaca. Um dos noticiários da TV Brasil é o “América do Sul Hoje”, um jornal em português, voltado para o público brasileiro, com notícias da América do Sul.

A emissora tem também o “Notícias do Brasil”, em que são veiculadas as principais notícias brasileiras, em espanhol, disponibilizadas para a população dos países sul-americanos. Além da TV Brasil, o país conta com outras estruturas de comunicação que podem ser utilizadas no processo de integração entre os países do Mercosul, como, por exemplo, as 23 emissoras de televisões educativas

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *